Conheça o passo a passo da Facilitação de Grupos

Pequena reunião com a presença de um facilitador de grupos.

Quem nunca participou de uma reunião e terminou cansado, frustrado ou com a sensação de tempo perdido?

É muito comum encontrarmos pessoas destreinadas ou inexperientes conduzindo reuniões, que muitas vezes não foram nem minimamente organizadas. O resultado disso são reuniões improdutivas, cansativas, sem propósito definido e sem foco.

Estar à frente de uma reunião vai além de saber do assunto.
A pessoa precisa compreender muito bem como funciona a facilitação. Entender a importância da escuta qualificada, da fala intencional, entre outros elementos. Dessa maneira, durante toda a reunião, ela conseguirá passar a informação de forma coerente. Além disso, também poderá proporcionar abertura de fala para todos os participantes, cuidando de tudo que eles precisam para ter uma conversa significativa.

A facilitação de grupos é exatamente isso: uma pessoa treinada, com experiência, consciente do poder da intencionalidade e capaz para planejar, desenvolver e conduzir diversos tipos de reunião.

Contar com um facilitador de grupos é ter a certeza de que haverá um ambiente de construção conjunta qualificado e o máximo de entendimento entre todos.

Independentemente do tamanho do evento ou reunião, é imprescindível ter um facilitador. Esse profissional ajuda na resolução de questões específicas e instiga que novas ideias venham de todos os envolvidos.

Pequena reunião com a presença de um facilitador de grupos.

Categorias de facilitação de grupos da Design de Conversas

Facilitação de Grupos Pontual

Essa categoria de facilitação de grupos é realizada para um evento específico, seja de um dia ou mais. É uma ação pontual para um evento, workshop, reunião etc.

Na maioria das vezes, o profissional envolvido é o designer de processos colaborativos.

Facilitação de Grupos com Processos Contínuos.

Essa categoria de facilitação de grupos é voltada para processos mais longos, que não se resumem a um evento específico.

Os profissionais envolvidos são o designer de processos colaborativos, e geralmente quem contrata seus serviços são profissionais de RH, governança e de comunicação interna da empresa.

Será realizado o engajamento de atores em processos, como:

  1. Desenvolvimento de planejamento estratégico.
  2. Movimentos e redes multiatores.
  3. Desenvolvimento de produto.
  4. Jornada do cliente.
  5. Implementação de processos internos nas organizações (novo processo, novo sistema, novo software etc).
  6. Processo de implementação de nova cultura organizacional.
  7. Processo de implantação de práticas ESG.
  8. Projetos que envolvam pesquisa de campo e oficinas com multiatores, entre outros.
  9. Processos de Design Thinking.
  10. Jornadas de aprendizagem.
Etapas do processo de construção da facilitação de grupos da Design de Conversas

Etapas do processo de construção da facilitação de grupos da Design de Conversas

  1. Briefing Esta é a primeira etapa de construção desse tipo de processo.
    A Design de Conversas irá escutar o cliente e fazer perguntas pontuais para compreender a complexidade e nuances do contexto geral do trabalho em questão.
  2. Proposta comercial

Com o briefing pronto, a Design de Conversas irá realizar reuniões internas com a equipe de facilitadores para desenhar a proposta de processos de fluxos de trabalho. A partir daí, a proposta comercial será elaborada.

  1. Preparação e realização

Após a aprovação da proposta comercial, será iniciado o processo de imersão e preparação da facilitação de processos.
Nesta etapa, por meio de muito diálogo e pesquisa, a Design de Conversas irá alinhar todas as possibilidades e organizar a melhor forma de trazer a facilitação ao grupo em questão.
Essa é uma das fases mais importantes, porque através dela surgirá o resultado da facilitação do grupo.

  1. Feedback

Para manter todo o processo vivo, em trabalhos com mais de uma etapa, a Design de Conversas irá realizar reuniões de feedback e avaliação para eventuais adequações da pauta.

  1. Relatório Final

No final do processo, será elaborado um relatório onde estarão detalhadas todas as atividades e processos realizados, apresentando uma meta análise da equipe de Design de Conversas. O relatório é opcional.

  1. Avaliação

No final do projeto, a Design de Conversas irá enviar uma avaliação para todos os envolvidos, por parte do cliente. Isso ajudará na identificação de diferentes níveis de entrega, relacionamento e resultados obtidos.

Logo da DC

A facilitação de grupos é um processo criativo que funciona em diferentes tipos de metodologias, criando convergência e alinhamento das pessoas envolvidas no processo.

A Design de Conversas atua nesse campo há mais de 10 anos, criando sinergia e harmonia entre pessoas, em grandes ou pequenos eventos e reuniões. Isso tudo traz mais engajamento e produtividade para o dia a dia.

Tenha um facilitador de grupos

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