O que é e como surgiu o Painel Narrativo
O Painel Narrativo tem origem na infografia, que é a organização visual de dados que compõem textos, imagens, gráficos e outros elementos não verbais.
A função principal do infográfico é explicar algo de maneira compreensível a um público leigo.
O Painel Narrativo é uma evolução da infografia, onde a organização visual ganha uma história, uma narrativa do assunto que vai atrair e absorver a atenção do público.
A inspiração da Design de Conversas
Uma boa organização das informações já é um grande caminho andado para o entendimento dos conteúdos, porém, quando associada às metáforas e analogias visuais, a compreensão assume outros níveis de interpretação abrangendo um interesse ainda maior.
Um linguista britânico chamado John Bateman fez um estudo comparando os gráficos visuais do designer Nigel Holmes, com gráficos estatísticos de dados. A pesquisa demonstrou que os participantes identificaram as mensagens de valor numérico nos gráficos ilustrados, significativamente mais vezes do que nos gráficos de dados simples. Além disso, os participantes consideraram as apresentações com recursos visuais organizados mais atraentes, mais divertidos e muito mais fáceis e rápidos de lembrar.
Por que utilizar o Painel Narrativo em vez de um infográfico?
O Painel Narrativo é uma solução que atende a uma função ainda maior que o infográfico, pois não se limita à visualização de dados.
O uso do Painel Narrativo envolve também sistemas de informação que colocam a ideia dentro de um contexto, com planejamento e interface gráfica junto ao público.
Quando o Painel Narrativo é produzido ao mesmo tempo em que o comunicador expõe o conteúdo, chamamos isso de Facilitação Gráfica.
Podemos comparar a Facilitação Gráfica a uma tradução simultânea por meio de recursos visuais. Uma experiência marcante para o aprendizado e entendimento que pode ser utilizada em reuniões de trabalho, apresentações, cursos, palestras e muitas outras situações que pedem uma atenção e engajamento maior do público.
Características dos painéis Design de Conversas
Os painéis narrativos criados pela Design de Conversas seguem algumas premissas importantes de originalidade e clareza nos conteúdos:
- Todo Painel Narrativo tem um título
- Textos e ilustrações seguem uma hierarquia de importância (maiores para primeira leitura, menores para leituras complementares)
- Paleta de cores reduzidas
- Desenhos em estilo cartum
- Uso de figuras de linguagem visuais
- Uma grande imagem de contexto do assunto, seguida por pequenas imagens complementares
- Fluxo de leitura claro e ordem compreensível
- Qualidade estética para uma comunicação leve e efetiva
Objetivo do Painel Narrativo
O objetivo principal do Painel Narrativo é unificar o conteúdo recebido, seja verbal ou textual, facilitando de forma visual para que seja compreensível, atraente e memorável.
Com a necessidade cada vez maior de velocidade e assimilação de informação, o Painel Narrativo economiza tempo e torna a leitura mais organizada e muito mais agradável esteticamente.
Além disso, também auxilia as pessoas que estão visualizando o painel a compreender e reter a mensagem que, se fosse comunicada de outra maneira, poderia parecer complexa e cansativa demais.
Quem pode utilizar o Painel Narrativo?
O Painel Narrativo pode ajudar empresas de várias áreas e segmentos do mercado, seja para comunicação interna entre colaboradores como para apresentações de modelos ou processos de implementação em diferentes níveis da organização.
São muitos os benefícios de traduzir informações complexas em painéis narrativos. Entre os exemplos mais recorrentes estão:
- Resumo de projetos
- Simplificação de sistemas organizacionais
- Organização espacial de processos
- Jornadas de clientes, usuários, produtos
- História de empresa ou pessoas
- Visualização de portfólio de produtos
- Modelos de funcionamento de máquinas, processos ou sistemas
- Tutorias para facilitação de entendimento
- Entre muitos outros
Você pode saber mais sobre Painel Narrativo, Facilitação Gráfica e sobre a Design de Conversas clicando aqui.