A Facilitação Gráfica é o uso de imagens, como desenhos e símbolos, em uma narrativa visual para tornar a comunicação mais fácil. Geralmente utilizada durante eventos, palestras, reuniões, entre outros, este recurso aumenta a atenção, percepção e compreensão do que está sendo dito.
Com o início da pandemia, o mundo teve que reinventar a forma de fazer as atividades presenciais, como, por exemplo: compras, estudos e trabalho. As escolas saíram das salas de aulas físicas para as virtuais, as empresas adotaram o home office e os negócios criaram sites de vendas e utilizaram as redes sociais para a publicidade.
Diante deste cenário, a Design de Conversas também criou estratégias remotas para oferecer a comunicação eficiente, e as Facilitações Gráficas também passaram a ser realizadas on-line. Assim, as ilustrações de alto impacto também se tornaram presentes em eventos e apresentações em tempo real em ambiente virtual.
Alguns podem questionar qual a melhor forma de apresentação da Facilitação Gráfica, mas ambos formatos atingem o mesmo objetivo, tornar as informações visíveis e fáceis.
Papel ou digital
Antes de dar início ao questionamento entre presencial ou on-line, outra pergunta já era frequente sobre a Facilitação Gráfica: papel ou digital.
Como dito anteriormente, Facilitação Gráfica é desenhar o que está sendo dito, e isso pode ser feito de forma narrativa. Assim, os desenhos são criados à mão, em papel ou em equipamentos eletrônicos, como tablets e computadores.
É fato que grande parte do sucesso da comunicação entre emissor e receptor, além da mensagem, claro, é o meio. A escolha de como a mensagem vai ser apresentada contribui com a clareza, o entendimento e a atenção.
Na Facilitação Gráfica, é preciso lidar com o meio em que a sistematização da mensagem será apresentada e, para ajudar nesse processo, certas questões devem ser avaliadas, como:
- Expectativas
- Estudo do local
- Formato e característica do evento
- Agenda
- Quantidade de participantes
- Perfil dos apresentadores e objetivo do evento
- Qual será a utilização dos painéis no pós evento
Cada um desses pontos é relevante e influencia na escolha dos formatos da Facilitação Gráfica.
Facilitação Gráfica em papel
A Facilitação Gráfica em papel tem a particularidade de ser feita à mão. Característica com um apelo muito mais emocional do que racional, visto que todas as facilitações gráficas são feitas à mão.
Além disso, os participantes se impressionam com os desenhos realizados em tempo real por artistas profissionais. Ver a performance da criação encanta as pessoas atentas às canetas e marcadores em uma grande folha de papel em branco.
O público pode se aproximar mais e até interagir, quando a Facilitação Gráfica é feita junto do processo de Facilitação de Grupos. Assim, os participantes contribuem e se sentem representados nos painéis desenhados à caneta.
A flexibilidade do painel de papel tanto em produções rápidas quanto em longas jornadas é grande, o que permite a contribuição de mais de um profissional no desenvolvimento do desenho simultaneamente.
Enfim, o papel também permite fixar a coleção de painéis lado a lado, e os participantes podem visitar os painéis, tirar fotos e interagir fisicamente com eles.
Facilitação Gráfica digital
Uma das principais características é a sua versatilidade de aplicação, seja em telas diferentes como LEDs, televisores, projetores ou até mesmo em projeção mapeada, totens em touchscreen, celulares ou tablets com visualização simultânea, entre outros.
Para grandes eventos, esse tipo de reprodução em um formato maior, além de causar impacto extraordinário nas pessoas, muitas vezes é a forma mais efetiva de dar visibilidade e leitura ao conteúdo.
A Facilitação Gráfica digital pode proporcionar recursos técnicos de produção ainda maiores que o desenho de papel, porque é feita em softwares gráficos e equipamentos profissionais de alta tecnologia, que podem ser projetados em telas gigantes em tempo real. Além disso, o seu compartilhamento é instantâneo e pode ter finalização da ilustração de forma ainda mais elaborada.
Além disso, é perfeito para ser transmitida em telas de reuniões virtuais, conforme o tipo do evento.
Como decidir? Facilitação Gráfica presencial ou on-line?
O primeiro fator que pode influenciar a decisão é pensar que existe alguma diferença de valores entre os formatos digital e papel. Entretanto, de fato, não existe diferença de valor entre as duas opções.
E sobre o presencial e o on-line, assim como o digital ou papel, os dois são impactantes. Mas cada formato pode ser mais estratégico ou não, dependendo da expectativa ou objetivo da ação.
Em suma: não existe formato melhor ou pior, porque todas as formas são incríveis e podem ser organizadas de forma inteligente e alinhadas com as características do seu evento. Você pode ter certeza de que, independentemente do meio da comunicação, sua mensagem se torna muito mais visual e facilmente compreensível!
Converse sobre seus objetivos com a gente e vamos te indicar o formato mais adequado. Fale conosco, clique aqui.