O que é Design Thinking

Design Thinking é o conjunto de metodologias, técnicas e formas de fazer com que um projeto gere novos produtos, serviços e ideias. É um processo que envolve pensamento criativo e crítico, e possibilita a organização de ideias para a busca de conhecimento.

Esse processo é realizado de forma coletiva e colaborativa, para reunir o máximo de pontos de vistas diferentes.

Na maioria das vezes, o Design Thinking é aplicado para encontrar soluções para problemas de um negócio, ou para elaborar novos produtos e serviços. Além disso, pode ser facilmente implementado nas empresas.

Design Thinking com o auxilio da Facilitação de Grupos

Trabalhar de forma coletiva, com pessoas diversas, ajuda a encontrar novos cenários. Isso permite que as empresas percebam várias questões, encontrem ideias e oportunidades para serem aproveitadas.

O Design Thinking estimula a criatividade dos participantes, incentivando todos a encontrar possíveis soluções e respostas. Quando o processo é realizado com escuta ativa, estimula a autovalorização. Então, com os integrantes participativos e ouvidos, toda equipe é motivada, o que aumenta a produtividade.

Por ser um processo elaborado em grupo, a forma que as reuniões são conduzidas impacta muito o resultado.

Dentro deste cenário, ter um facilitador de grupos é essencial. Esse profissional vai conduzir o grupo, criando espaços de falas, permitindo que todos possam ser ouvidos. Assim, a integralidade das ideias compartilhadas podem ser utilizadas durante o processo de desenvolvimento do objetivo da reunião de Design Thinking.

Facilitação Gráfica dentro das etapas do Design Thinking

A Facilitação Gráfica é a transformação de um conteúdo que ainda é subjetivo, para a primeira fase de materialização das ideias, ajudando de fato em algumas etapas da metodologia do Design Thinking.

O uso desta técnica aumenta o engajamento e fixação do conteúdo ministrado, estimulando a criação de novas ideias e de diagnósticos positivos.

Etapas do Design Thinking

Para que o processo da busca para resolução de um problema obtenha sucesso, ela deve começar com o conhecimento completo dos obstáculos que precisam ser superados, ou seja, um diagnóstico.

A temática é entrar no contexto do cliente através de uma imersão, fazendo um estudo profundo para entender o que significa o designer do seu produto/serviço.

Após este momento, se inicia o processo de criação de novas ideias, e delas surgiram novos protótipos e soluções bem diferentes das que já existem.

No final, os protótipos são testados para a geração de novos produtos.

O Design Thinking é divido em 4 etapas, são eles:

  • Imersão
  • Ideação
  • Prototipação ou Teste das Ideias
  • Implementação ou Desenvolvimento

Veja abaixo mais detalhes sobre cada uma delas:

Etapa de Imersão

O primeiro passo para trabalhar o Design Thinking é fazer uma imersão e analisar de forma minuciosa o problema que atinge a empresa. Dessa forma, os participantes ficarão cientes da situação atual e seu impacto.

A ferramenta útil para esse estudo, é a análise SWOT, que irá encontrar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Etapa de Ideação

Nesta etapa será realizada a coleta de informações e reunião da equipe para diagnosticar o que precisa ser resolvido. O principal ponto a ser analisado é a necessidade e percepção de valor pela solução.

Uma boa técnica para esta etapa é o brainstorm, ou seja, a chuva de ideias. Essa técnica é feita para propor soluções a um problema específico. Ela consiste em uma reunião, da qual os participantes terão a liberdade de expor soluções e gerar ideias em insights para chegar em possíveis soluções.

Durante este processo, a Facilitação Gráfica poderá ser útil. As ideias apresentadas podem ser literalmente desenhadas, para serem visualizadas, aumentando a fixação do conteúdo, e abrindo espaço para o surgimento de mais ideias.

Etapa de Prototipação ou Teste das Ideias

Depois da coleta de novas ideias e soluções criativas, será preciso criar soluções mais rigorosas, e escolher as alternativas com mais chances de sucesso. Esta etapa deverá ser feita em grupo.

No caso de produtos, é o momento de criar protótipos para testar, para serviços, deverá ser feita a simulação das ações sugeridas como solução.

Durante esta etapa, a facilitação gráfica é utilizada para testar as ideias. Ao visualizar o desenho do protótipo, a equipe poderá perceber possíveis problemas, e criar as soluções antes mesmo do protótipo ser fisicamente produzida.

Etapa de Implementação ou Desenvolvimento

Na etapa de desenvolvimento é o momento de colocar em prática as decisões, organizando os planos de ação para executar o caminho encontrado para lançar um novo produto ou serviço, ou para resolver um possível problema da empresa.

É essencial monitorar toda essa etapa de perto, para identificar possíveis pontos de melhoria.

Design de Conversas e Design Thinking

A empresa que adota o Design Thinking pode se tornar uma organização mais competitiva. Isso reflete em maior destaque no mercado, e aumento de seu faturamento.

A Design de Conversa acredita na importância da criação em grupo, onde todos se escutam e desenvolvem juntos novas ideias.

Com o auxílio das técnicas da Facilitação Gráfica e da Facilitação de Grupos desenvolvidos pela Design de Conversas, o processo do Design Thinking fica mais fluido e tranquilo, ajudando ao máximo no crescimento coletivo, garantindo o alcance das metas e objetivos do projeto.

    1 comments
  • Estúdio – SP
    maio 8, 2023

    Gostaria de agradecer por compartilhar seus conhecimentos sobre Design Thinking conosco. Seu artigo é muito informativo e bem escrito, e fornece uma visão clara e concisa sobre o assunto.

    A abordagem do Design Thinking é essencial para encontrar soluções criativas e inovadoras para problemas de negócios, bem como para desenvolver novos produtos e serviços. Além disso, o seu ponto sobre a importância de ter um facilitador de grupos para conduzir o processo de Design Thinking é muito válido. A presença de um facilitador experiente pode ajudar a garantir que todas as ideias sejam consideradas e que o processo de colaboração seja bem-sucedido.

    Agradeço novamente pelo seu artigo e espero ver mais conteúdo seu no futuro.

    Atenciosamente, Criação de Sites – Estúdio – SP

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?