Facilitação de grupo é um conjunto de métodos sobre liderança participativa usados para desenvolvimento organizacional. Ou seja, building capacities, alinhamento de times diante de dilemas, construção de caminhos e decisões coletivas, solucionamento de problemas sistêmicos, mediação de conflitos, e por aí vai.
Estas metodologias são horizontais, isso significa que o facilitador guia a equipe por meio de questionamentos estratégicos, instigando os colaboradores a criarem soluções para os problemas. As regras são convites baseados na escuta, no respeito, na empatia e na cocriação.
São técnicas que podem ser executadas em todos os tipos de reuniões, aulas, eventos e conversas em geral, em qualquer área. O propósito dessas metodologias é o aprendizado e a evolução dessas áreas e projetos. Isso é o que chamamos de inteligência coletiva. São caminhos, soluções, resoluções, decisões que são exponencialmente melhores do aquelas que 1 ou 2 líderes poderiam criar sozinhos.
E, uma vez que o grupo é protagonista desse processo, os profissionais se sentem automaticamente donos e o engajamento do grupo aumenta sensivelmente.
O que fazemos é criar uma experiência ótima e natural de aprendizagem e protagonismo, diante de um conjunto de competências que fomos desenvolvendo e experiências que tivemos acumuladas.
Isso permite que o grupo revisite seus maiores potenciais criativos e mantenha sempre o foco, garantindo a participação de todos que estiverem presentes. E gera um ambiente acolhedor, seguro e criativo.
Esse trabalho pode estar acompanhado da Facilitação Gráfica. As duas são aplicações que se complementam e se otimizam. A contratação de uma ou das duas juntas varia de acordo com as necessidades e propósito do trabalho.
Estes métodos foram desenvolvidos para serem aplicados em todos os tipos de equipes.
Líderes facilitadores
Lideranças mais tradicionais imaginam que a Facilitação de Grupos seja uma forma de trabalho impossível. Eles estão habituados ao modelo de ordens expressas, cadeia organizacional e autoridade.
Contudo, o formato de gerenciamento que a Facilitação de Grupos desenvolve cada vez mais vem sendo aplicado nas empresas.
A liderança que trabalha usando a Facilitação de Grupos reconhece o valor da contribuição de todos os funcionários daquela organização. E o líder, com suas habilidades, consegue instigar o colaborador a estar mais preparado e agir para solucionar problemas.
Técnicas da Facilitação de Grupos
Os processos de facilitação de Grupos geralmente são mais longos e são pensados respeitando as características psicológicas, comportamentais e sociais de profissionais em grupo. Diante disso, é essencial que haja um tempo de planejamento. Eles variam de acordo com a complexidade do pedido e do contexto. Pode ser uma ou um conjunto de reuniões internas para alinhamento e preparo com o cliente, workshops, imersões ou entrevistas prévias com os participantes. A quantidade de pessoas envolvida também varia e isso também contribui para a qualidade do processo.
Uma vez que tudo está definido e preparado, há a preparação prévia dos facilitadores. É imprescindível que o facilitador cuide primeiro de si próprio, do seu estado emocional, da sua autoconfiança e tenha em mente o propósito de cada fase do que ele vai propor ao grupo. Na hora H, uns exercícios de respiração podem ser bem úteis.
O planejamento do ambiente físico da Facilitação de Grupos e o tempo que terá disponível é um dos pontos necessários para o sucesso das atividades e para que os tempos de interação e entregas sejam respeitados.
Gostamos de usar um check-in e check-out para iniciar e concluir a Facilitação de forma coerente e agradável.
Cada facilitador precisará criar seu próprio estilo de facilitação, sendo autêntico. Mas é extremamente importante que o facilitador seja experiente, especialmente quando há necessidade de mediação, pois os grupos podem surpreender em momentos de crise. Caso você não seja experiente, procure um mentor e busque fazer cursos de profissionais e organizações com larga experiência.
Facilitação de Grupos no dia a dia
Quando um grupo se reúne para discutir algum assunto, de uma forma natural, alguém no grupo pode se disponibilizar para liderar a conversa e administrar o tempo de fala de cada pessoa. Assim, haverá uma melhor reunião, com mais entendimento e falas mais inteligentes. Dessa forma, em determinados momento, todos podem exercer o papel de facilitadores.
Esse papel se destacou no contexto organizacional com a mesma velocidade em que os modelos tradicionais de trabalho começaram a ser descentralizados, com predominância de líderes com competências coletivas e colaborativas.
Na família, na sociedade ou no trabalho, o facilitador é essencial. Ele é responsável por realçar pontos apaziguadores, e não há a necessidade de debater, interferir ou influenciar na discussão.
Facilitação de Grupos da Design de Conversas
A Design de Conversas é uma empresa com mais de 10 anos de experiência em processos de construção de inteligência coletiva e desenvolve metodologias próprias e integração de soluções de Facilitação de Grupos com produtos de Facilitação Gráfica.
São criadas soluções visuais que proporcionam experiências multidimensionais, que engajam e potencializam o conteúdo por meio de gráficos ou diálogo. A Design de Conversas enxerga os grupos como organismos vivos, por isso entregamos todas as informações de forma sistêmica.
Conversas podem ter diferentes naturezas. Podem ser conversas formativas, deliberativas, difíceis, e estamos aqui pra ajudar com todas elas. Temos ferramentas para todas. Conversa pressupõe mais de uma pessoa para resolver algo e, na Design de Conversas, entendemos que ela é mais do que duas pessoas interagindo, estamos falando uma inteligência que surge do encontro. E isso vale para pessoas, equipes, projetos, áreas e para a empresa como um todo. É dessa inteligência de interação que entendemos e colocamos a serviço das organizações para que possam tomar decisões melhores, para se conhecer melhor, aprofundar relações, mediar conflitos. E podemos inclusive ilustrar essas conversas e entregar produtos concretos delas.
Fases do desenvolvimento da Facilitação Gráfica na Design de Conversas
O processo de desenvolvimento da Facilitação de Grupos na Design de Conversas começa na criação do briefing. Nessa etapa, são realizadas reuniões com o cliente para escutar suas necessidades, para compreender todas as complexidades e nuances do seu contexto.
Depois, é realizada a criação da proposta comercial a partir de reuniões internas com o time de facilitadores da Design de Conversas. Com o aceite, é possível adentrar na preparação e realização do projeto.
Após o desenvolvimento do trabalho pode ser criado um relatório com o detalhamento de todas as atividades e processos realizados, apresentando uma meta análise.
Propósito da Design de Conversas
Nosso propósito é revelar a potência invisível de todas as formas de conversas, a serviço da consciência e do aprendizado.
Praticamos a ousadia criativa e buscamos sempre a inovação. Prezamos a qualidade estética e técnica em todas as nossas soluções.
Valorizamos a liberdade de pensamento e expressão, colocando a imaginação e o humor a serviço da criação e das relações.
Conheça mais nossas soluções customizadas às necessidades de cada cliente. Oferecemos ampla base metodológica e contamos com técnicas para otimizar a gestão de informações, diálogos e grupos.
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