Sustentabilidade nas empresas: como transformar processos?

Palestra com painéis narrativos desenvolvidos pela Design de Conversas

A sustentabilidade das empresas existe a partir dos ações das pessoas que desempenham alguma função ali, pois são elas que compõem as organizações.

Sem a compreensão dos colaboradores de como a sustentabilidade deve ser aplicada, há o risco da transição de modelo de negócio não ser bem-sucedida.

Os processos sustentáveis trazem benefícios para as empresas, o meio ambiente e sociedade. Por isso, trabalhar com essa forma de negócio, mantém um relacionamento saudável entre os envolvidos.

Painel narrativo desenvolvido pela Design de Conversas

Cadeia de suprimentos verdes

A cadeia de suprimentos verdes (green supply chain) é a oportunidade para muitas organizações colocarem em prática a sustentabilidade, impactando profundamente a estratégia de negócios das empresas.

Os processos sustentáveis são as ações em prática. As novas leis governamentais, demandas do consumidor e mercado, que exigem uma gestão empresarial mais sensível a esses assuntos.

A green supply chain divide-se em três conceitos:

  • Economia circular: conceito que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso dos recursos naturais. Modelos de negócios e de processos de fabricação com menor uso de matéria-prima virgem, começa a priorizar insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.
  • Economia de baixo carbono: sistema econômico que visa um menor impacto ambiental, reduzindo ou eliminando a emissão de gases de efeito estufa.
  • Gestão de resíduos: conjunto de ações que otimizam a forma de uso, coleta, transporte, armazenamento, tratamento, destinação e demais etapas dos resíduos de uma empresa ou residência. Com isso, as consequências da ação humana no meio ambiente é menor.

Aplicar a sustentabilidade nas empresas

Uma das grandes missões para as empresas é pensar nos processos e produtos como sustentáveis já no início de sua criação, garantindo menor quantidade possível de resíduos.

A princípio, a sustentabilidade precisa ser implementada nas empresas por meio de capacitações aos colaboradores. Para haver a mudança de uma empresa comum para uma com políticas sustentáveis, será necessário ter uma gestão comprometida para desenvolver um bom plano de comunicação, e se comprometer com o suporte ao desenvolvimento cultural de sustentabilidade em toda a organização.

Na prática, podemos usar os ensinamentos dos três R da sustentabilidade: reduzir, reciclar e reutilizar. Estas palavras aplicadas no dia a dia dizem muito sobre criar uma rotina sustentável.

É preciso reduzir o consumo de matérias prima, energia, combustível e a resíduos, e aprender a reciclar e reutilizar.

Dinâmica de grupo com facilitação de grupos da Design de Conversas

Processos que ajudam na sustentabilidade empresarial: facilitação de grupos e painéis narrativos

Os processos de elaboração e apresentação do plano de sustentabilidade de empresas podem ser otimizados com a terceirização. São escolhidas negócios especializados em facilitação de grupos e narração ilustrativa. Esses processos são feitos por meio de painéis narrativos, desenvolvidos em palestras, reuniões ou eventos.

São técnicas e procedimentos eficientes, que ajudam os gestores que querem mudar a metodologia das empresas, mas que não têm equipe específica ou tempo para isso.

Um estudo é realizado para compreender o estado atual da empresa e o que ela deseja aplicar ou transformar no dia a dia na corporação. A partir disso, é traçado um plano para criar a sinergia certa aos ouvintes e gerar engajamento com a ideia. Em seguida, eles colocam em prática o que entenderam sobre a nova forma de pensar e agir do local de trabalho.

Nesse contexto, a Design de Conversas faz esse processo acontecer com excelência nos pensamentos, compreensão e entrega do conteúdo, e com tecnologia de ponta.

Quer saber mais? Aproveite para conhecer nossos serviços e como podemos te ajudar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?